domingo, janeiro 22, 2017

ANTIOXIDANTES


Olá meninas...todas ja ouvimos falar deles e dos inúmeros benefícios que trazem á nossa saúde. Então vamos entender como isso ocorre.
Bora Lá!

A introdução de antioxidantes tanto na alimentação quanto no uso de cosméticos neutraliza alguns radicais livres, diminuindo ou prevenindo os sinais do envelhecimento cutâneo.








envelhecimento é uma fase natural que se inicia com o declínio das funções fisiológicas (principalmente dos sistemas circulatório, urinário e de reprodução) provocadas por alterações nas células. Este processo é acelerado pelos radicais livres.


Os radicais livres  ( RL)  são definidos como moléculas que apresentam um ou mais elétrons desemparelhados, observadas em diversas condições fisiológicas no nosso corpo.




Sua formação é fruto das reações químicas naturais do nosso organismo, mas que se acumulam como uma espécie de "lixo orgânico" dentro das nossa células.

A formação de radicais livres é inevitável e sua eliminação total é impossível, pois muitas destas moléculas são geradas nos processos metabólicos essenciais à vida. Uma parte do oxigênio que respiramos se transforma em radicais livres, mas estes também tem um papel importante atuando no combate a inflamações, matando bactérias, e controlando o tônus muscular.
O fato é que o desequilíbrio entre a formação e a remoção dos RL no organismo gera um estado que favorece   a lesão do DNA celular podendo resultar, inclusive, em morte celular.


Infelizmente, é a pele que nos mostra os primeiros sinais de envelhecimento, com mudanças visíveis de aspecto, tais como, rugas, aspereza, manchas e flacidez.


Com o tempo, as células do tecido epitelial (pele) perdem as propriedades de adesão, o que torna a pele mais fina e ressecada. A perda do colágeno e elastina (fibroblastos da pele) também contribui para o aparecimento das rugas e perda do viço.

Como combater esses Danadinhos

Cosméticos

Os produtos cosméticos antienvelhecimentos atuam de diversas formas, estimulam a renovação celular, promovem a hidratação da epiderme, oferecem fotoproteção, estimulam síntese de macromoléculas, como colágeno e reforçam a defesa antioxidante.


Alimentos


A maioria dos alimentos com nutrientes antioxidantes são naturais:
- Vitamina C: a laranja, o kiwi, a goiaba vegetais crus.
- Vitamina A: frutas amarelas como o mamão, vegetais escuros, abóbora, batata doce.
-Flavonóides: frutas vermelhas, uvas, chás, café.
-Selênio: castanha do Pará.
-Vitamina E: gema de ovo, nozes, carnes, óleos vegetais.
-Zinco: leite, farelo de trigo e frutos do mar.
-Cobre: cereais integrais, leguminosas, frutos do mar.


-Manganês: grãos integrais, leguminosas, nozes.


Separei esse vídeo que explica bem sobre radicais livres.




segunda-feira, janeiro 16, 2017

Drenagem Linfática



A drenagem linfática manual é conhecida desde 1892, quando o Winiwater primeiro a descreveu, tomando como base o conhecimento da sua época. Drenagem linfática, massagem manual feita com propósito de favorecer o escoamento de líquidos excedentes nos espaços extra e intracelular (intersticial) por excesso de entrada ou por dificuldade de escoamento através de manobras que estimulem a circulação, daí aos vasos linfáticos, vasos venosos, coração e rins. Após todo este conhecimento a drenagem linfática foi colocada em prática realmente em 1932 pelo terapeuta dinamarquês Vodder que trabalhava junto com sua esposa na Riviera Francesa.
Vodder observou que a maioria de seus pacientes sofria de constipação, retenção de líquidos e apresentavam os gânglios linfáticos alterados. Ele passou a tratar estes pacientes intuitivamente com massagens que estimulavam estes gânglios atingindo grandes êxitos com diversos pacientes.
Seu método foi desenvolvido e se tornou muito eficaz.

O sistema linfático serve como via secundária de acesso do corpo humano por onde os líquidos do interstício (líquido que está localizado entre os tecidos) são devolvidos ao sangue. As funções do sistema linfático se baseiam no retorno de líquido intersticial (entre os tecidos) e principalmente de proteínas à circulação, além de importantes funções imunológicas e absorção de lipídeos.

 O sistema linfático é considerado como um sistema de "limpeza" corporal. Mesmo tendo se desenvolvido juntamente com o venoso, como parte do esquema circulatório de retorno, ele diversifica e participa de outros fenômenos como os infecciosos, carcinomatosos e imunitários. A função de intercâmbio e captação de líquidos dos espaços intersticiais, para transportá-los finalmente ao sangue, é primordial; sem a eliminação das proteínas destes espaços, provavelmente morreríamos em 24 horas.


A Drenagem Linfática estimula a linfa a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando-a até os gânglios linfáticos; eliminando assim o excesso de líquido e toxinas do organismo. A drenagem linfática pode ser aplicada de forma manual ou por meio de  eletroestimulação. Ela é aplicada com movimentos de pressão leve, suave, rítmica, lenta e precisa.
Sua finalidade é coletar os líquidos presos entre as células, colocá-los nos vasos capilares e, por meio de variados movimentos suaves, fazê-los caminhar para que sejam eliminados. Por isso mesmo, a massagem deve ser rítmica, sem muita pressão, já que a linfa corre na superfície da pele e seu fluxo é relativamente lento e precisa ser respeitado. A drenagem linfática é basicamente composta de dois processos ou procedimentos que visam transportar e remover esse líquido de edema de volta à circulação sanguínea, são eles:
Evacuação: é o processo que se realiza em gânglios (ou linfonodos) e em outras vias linfáticas com o objetivo de descongestioná-los.
Captação: é a drenagem propriamente dita que é realizada principalmente dos locais de edema em direção à desembocadura mais próxima.
A drenagem apresenta grandes benefícios ao corpo:  ativa a circulação sanguínea, melhora a oxigenação das células, estimula a imunidade (aumento da produção de linfócitos), melhora a ação antiinflamatória, aumenta o potencial reparador das células e dinamiza os processos catalisadores de uma boa cicatrização, todos perdurando por horas mesmo após a drenagem cessada.
 
Indicações
  • Linfedemas
  • Lipedemas
  • Fleboedemas
  • Edemas pós-operatórios e pós-traumáticos
  • Edemas cíclicos idiopáticos, pré-menstruais, intragestacionais e outros;
  • Pré e pós-cirurgia plástica;
  • Tratamentos de revitalização facial.

Contra indicações
  • Neoplasias
  • Flebites, Tromboses e Tromboflebites
  • Infecções agudas e reações alérgicas agudas
  • Afecções da pele não tratadas
  • Insuficiência cardíaca e renal

Alguns esclarecimentos sobre a Drenagem:

Drenagem Linfática não dói: se doer não é Drenagem Linfática, a não ser em caso de pós-operatório, onde a paciente está com pele e tecidos descolados ainda em processo de consolidação e cicatrização. As manobras de DLM devem ser lentas, suaves e rítmicas.

Drenagem tem que ser forte para dar resultado: muito pelo contrário, como já citado anteriormente as manobras da drenagem são lentas e suaves. Tudo porque a velocidade da circulação linfática (por carrear macromoléculas não carreadas pelo sangue) é muito mais lenta que o sistem circulatório. Inclusive é uma massagem extremamente relaxante. As pessoas confundem Massagem Drenante com Drenagem Linfática. Na verdade, um dos efeitos fisiológicos de qualquer massagem é a melhora do funcionamento do sistema linfático, já que o toque e as manobras acabam estimulando o estiramento dos filamentos de ancoragem, capilares e vasos linfáticos, e também a pressão em determinados pontos pode vir a acionar o desbloqueio dos linfonodos. No entanto, a técnica de DLM é a mais apropriada para promover a drenagem linfática adequada do organismo ou determinada região, especialmente em casos de determinadas lesões (para tais casos é necessário prescrição médica), pós-operatório, edemas, casos de retenção líquida etc.

É normal ficar toda roxa (hematomas) depois da Drenagem: Socorro! Se você já saiu roxa da sessão de drenagem, por favor, troque de profissional. A pessoa que procura pela técnica, geralmente está em busca de diminuir a retenção hídrica (líquidos), pois seu sistema linfático ou circulatório podem estar com o funcionamente ideal comprometido. Daí, quando a profissional deixa sua cliente/paciente roxa, está causando um outro problema vascular, pois agora seu sistema circulatório vai ter de se encarregar de recompor os capilares e vasos rompidos e o sistema linfático tendo mais serviço a fazer.

Depois da Drenagem a gordura sai toda na urina: de todos esse é dos maiores absurdos disseminados sobre a Drenagem Linfática. Primeira coisa, alguém já viu em algum exame de urina o item "Gorduras"? O rim não filtra gorduras, o colesterol não tem nem o poder de ser dissolvido pelo sangue. Seu índice é medido pela quantidade presente das diferentes proteínas que o carreiam (VLDL, LDL, HDL).
Como a Drenagem mobiliza os líquidos e toxinas presentes nos tecidos, e assim estimulam a diurese, é comum as pacientes interromperem a sessão para irem urinar. Com essa liberação de toxinas a urina geralmente sai mais escura, sem contar que dependendo do caso já é perceptível a sensação de "desinchaço". O que leva às pessoas acharem que perderam gordura na urina, quando na verdade perdeu apenas líquido intersticial e toxinas. O que já é uma grande feito já que o tecido subcutâneo e a pele tendem a ter o seu funcionamente mais próximo da homeostase (equilíbrio) ideal. Por isso, a DLM é um forte aliado para tratamento de celulite e acúmulo de adiposidades.

Grávidas não devem fazer drenagem : depende! A DLM é contra-indicada para casos de gravidez inferior a 12 semanas (3 meses), ou sob qualquer outra contra-indicação aconselhada pelo seu médico, como problemas de pressão, gravidez de alto risco. No entando, a partir deste período, desde que o médico libere e a grávida esteja em seu estado normal de saúde, a Drenagem Linfática Manual, é uma forte aliada para evitar inchaço e cansaço nas pernas. Por isso consulte profissionais habilitados pois a DLM tem um protocolo especial para grávidas e alguns locais e manobras devem ser evitados, o ventre é um deles.
Imagens: Google


sexta-feira, janeiro 13, 2017

Água Micelar

o que é e pra que serve a água micelar?




A água micelar é uma “solução” multiuso que serve pra limpar, tratar e remover a maquiagem (básica) da pele, atuando na remoção das impurezas e resíduos acumulados, e purificando a pele, podendo, ainda, ser utilizada como tônico facial.
Ela é composta, basicamente, de água e extratos botânicos, podendo conter zinco e ativos hidratantes, dentre outros, além da tecnologia micelar, que é o grande diferencial.
Mas será que essa aguinha consegue mesmo limpar a pele? Sim, e o melhor é que ela limpa respeitando o equilíbrio fisiológico, sem agressão de nenhum tipo, e esse é, justamente, um dos maiores benefícios desse produto, que pode ser utilizado sem problema nas peles mais sensíveis.
Sim, as peles mais sensíveis se beneficiam muito do uso da água micelar porque ela não contém álcool, corantes, parabenos, perfumes ou substâncias que possam causar irritação na pele. E quem faz uso de ácido, como eu, também pode apostar tranquilamente no produto, bem como quem tem rosácea, dermatites ou está fazendo tratamentos estéticos que deixam a pele mais sensibilizada.
No mais, pode ser utilizada em todo tipo de pele, e na pele oleosa as micelas conseguem “absorver” as impurezas sem deixar a pele “repuxando”, coisa que acontece com frequência no uso de produtos pra peles oleosas.
Existe diferença entre ela e a água Thermal?
Siiiiiimmmm.....Apesar de serem duas ótimas pra pele, elas possuem funções bem diferentes.
Enquanto a água micelar higieniza a pele, removendo impurezas, resíduos e maquiagem, a água termal é mais indicada pra suavizar e acalmar a pele, tratando-a. 

quinta-feira, janeiro 12, 2017

Tratamentos para celulite



Endermologia: com equipamentos de diversos nomes (Dhermia, Dermosux, Silhouette), a técnica tem um fundamento único: o cabeçote da máquina faz movimentos de sucção e rolamento da pele, realizando uma massagem de dentro para fora. Essa massagem aumenta o fluxo sanguíneo e, assim, ajuda o organismo a liberar melhor as toxinas pelo sistema linfático. Entretanto, fique alerta para o risco de o vácuo aumentar a flacidez da pele. Quem já apresenta essa predisposição deve evitar a técnica.

Tratamento para celulite com depressões profundas

As pernas apresentam poucas lesões (de uma a quatro em média) com bastante profundidade. Esse tipo de furinho costuma deformar o relevo da pele, tracionando-a para baixo, como se fosse uma cicatriz. Aposte em:

Subcisão: com uma agulha-bisturi, o médico corta as traves subcutâneas, que puxam a pele para baixo e formam aquela depressão mais acentuada. “Quando essas pontes são rompidas, a pele tende a recuperar o relevo plano”, diz a dermatologista Dóris Hesxel, uma das pioneiras no Brasil a executar a técnica. A microcirurgia deve ser feita sob anestesia local e os hematomas que costumam aparecer após o procedimento desaparecem em até uma semana.

Preenchimento:
com ácido hialurônico, a mesma substância usada para aumentar o volume dos lábios, dá para “rechear” as depressões mais profundas da celulite. O preenchimento é temporário – dura de três a seis meses – e pode complementar o tratamento acima: se mesmo com a subcisão sobrarem furinhos, o médico lança mão do preenchimento, já que é bem menos invasivo (só demanda uma picada).

Celulite x Autoestima

O CELLUQOL, um questionário criado pela dermatologista gaúcha Magda Weber, mostrou o quanto essa danada tira a gente do sério. Você não está sozinha nessa!

90% das mulheres entrevistadas evitam usar calça branca

73% sabem que são elas mesmas que chamam a atenção para a sua própria celulite

67%
dizem que ter celulite atrapalha a sua vida

56% não tiram a canga ou o short na praia ou na piscina

36% dizem sentir vergonha de que o marido perceba a celulite

23%
contam que a celulite causa muito constrangimento na vida sexual

14% ficam inconformadas de ter celulite, apesar de comerem direito

O que esperar dos cremes?

Os cosméticos anticelulite deram um salto. “As novas tecnologias presentes nesse tipo de formulação garantem uma absorção melhor e mais rápida, maior estabilidade aos princípios ativos e ótima cosmética – ou seja, são livres de óleo, fáceis de espalhar e contam com aroma e toque agradável, fatores fundamentais para a mulher passar o creme todos os dias”, fala Débora Zeichmeister do Prado, farmacêutica do Centro Brasileiros de Estudos em Dermatologia, em Porto Alegre. Alguns contam também com partículas peroladas, que causam um efeito luminoso, que disfarça as depressões. Mas, mesmo com todo esse avanço, não dá para dizer que um cosmético vai resolver toda a complexidade da celulite. Por isso, vale rever a sua expectativa quando gasta (muito!) dinheiro naquele último lançamento – nenhum vai emagrecer você, mas apenas ajudar a melhorar a textura e o relevo superficial da pele. Normalmente, os cosméticos funcionam para o tratamento de graus iniciais, aqueles com aspecto de casca de laranja bem leve, e agem como um coadjuvante aos procedimentos estéticos nos casos graves.

Produtos para combater a celulite

Cinco cremes prometem melhorar o aspecto de casca de laranja, típico da celulite. Eles contêm ativos consagrados para melhorar a textura da pele e são gostosos de usar :
1. My Silhouette, Nivea
Conta com dois ativos para melhorar o contorno corporal: chá branco para limitar o armazenamento de gordura nas células e extrato de anis para melhorar o colágeno.

2. Retinol Anti- Celulite, Roc
Enquanto a cafeína age na quebra das células de gordura, o retinol estimula a formação de colágeno, diminuindo o relevo da pele. A embalagem de alumínio preserva os ativos e a tampa pump facilita

3. FitGel, Vive Cosmétique
A cafeína ajuda na quebra das células de gordura. O mentol e a cânfora resfriam a pele e prometem reduzir medidas.
4. Cellu/Reverse, Elancyl
A xantoxilina é uma nova substância que impede o estoque e estimula a quebra das células de gordura. Entre outros ativos: cafeína (atua nas células de gordura), ureia (hidratante), HMC (antiflacidez) e pilosella (ação drenante).

5. Corporal Care Cellu-Attack, Atache
Tem cafeína e L-carnitina. A tampa funciona como um massageador, o que melhora a absorção do creme.
Preenchimento: com ácido hialurônico, a mesma substância usada para aumentar o volume dos lábios, dá para “rechear” as depressões mais profundas da celulite. O preenchimento é temporário – dura de três a seis meses.

Celulite x Autoestima

O CELLUQOL, um questionário criado pela dermatologista gaúcha Magda Weber, mostrou o quanto essa danada tira a gente do sério. Você não está sozinha nessa!

90% das mulheres entrevistadas evitam usar calça branca

73% sabem que são elas mesmas que chamam a atenção para a sua própria celulite

67%
dizem que ter celulite atrapalha a sua vida

56% não tiram a canga ou o short na praia ou na piscina

36% dizem sentir vergonha de que o marido perceba a celulite

23%
contam que a celulite causa muito constrangimento na vida sexual

14% ficam inconformadas de ter celulite, apesar de comerem direito

O que esperar dos cremes?

Os cosméticos anticelulite deram um salto. “As novas tecnologias presentes nesse tipo de formulação garantem uma absorção melhor e mais rápida, maior estabilidade aos princípios ativos e ótima cosmética – ou seja, são livres de óleo, fáceis de espalhar e contam com aroma e toque agradável, fatores fundamentais para a mulher passar o creme todos os dias”, fala Débora Zeichmeister do Prado, farmacêutica do Centro Brasileiros de Estudos em Dermatologia, em Porto Alegre. Alguns contam também com partículas peroladas, que causam um efeito luminoso, que disfarça as depressões. Mas, mesmo com todo esse avanço, não dá para dizer que um cosmético vai resolver toda a complexidade da celulite. Por isso, vale rever a sua expectativa quando gasta (muito!) dinheiro naquele último lançamento – nenhum vai emagrecer você, mas apenas ajudar a melhorar a textura e o relevo superficial da pele. Normalmente, os cosméticos funcionam para o tratamento de graus iniciais, aqueles com aspecto de casca de laranja bem leve, e agem como um coadjuvante aos procedimentos estéticos nos casos graves.

Produtos para combater a celulite

Cinco cremes prometem melhorar o aspecto de casca de laranja, típico da celulite. Eles contêm ativos consagrados para melhorar a textura da pele e são gostosos de usar :
1. My Silhouette, Nivea
Conta com dois ativos para melhorar o contorno corporal: chá branco para limitar o armazenamento de gordura nas células e extrato de anis para melhorar o colágeno.

2. Retinol Anti- Celulite, Roc
Enquanto a cafeína age na quebra das células de gordura, o retinol estimula a formação de colágeno, diminuindo o relevo da pele. A embalagem de alumínio preserva os ativos e a tampa pump facilita

3. FitGel, Vive Cosmétique
A cafeína ajuda na quebra das células de gordura. O mentol e a cânfora resfriam a pele e prometem reduzir medidas.
4. Cellu/Reverse, Elancyl
A xantoxilina é uma nova substância que impede o estoque e estimula a quebra das células de gordura. Entre outros ativos: cafeína (atua nas células de gordura), ureia (hidratante), HMC (antiflacidez) e pilosella (ação drenante).

5. Corporal Care Cellu-Attack, Atache
Tem cafeína e L-carnitina. A tampa funciona como um massageador, o que melhora a absorção do creme.
Carboxiterapia: A carboxiterapia é uma técnica da medicina estética realizada através da injeção de gás carbônico nos tecidos para diversas finalidades.
A carboxiterapia age através da infusão do gás carbônico. O gás carbônico é um potente vasodilatador, ou seja, aumenta muito a circulação do local onde é aplicado. Com uma circulação melhor, chega mais sangue, oxigênio e nutrientes para a pele. Uma pele melhor oxigenada cicatriza melhor, produz mais colágeno. Além disso, uma circulação melhor reduz o inchaço e melhora a distribuição de líquidos no corpo. A distensão do tecido pelo gás carbônico faz com que a pele retraia e melhore a flacidez, pois a presença física do gás estimula a produção dos fibroblastos de colágeno.

Ultrassom  equipamento que emite ondas de alta freqüência através de um cabeçote com um cristal de quartzo. Nos tratamentos clínicos estéticos está vinculado especialmente aos seus efeitos mecânicos e térmicos, que ocasionam micro-oscilações nas células e no ambiente ao redor delas.
Efeitos mecânicos – produz grande oscilação nas células adiposas ( células que armazenam a gordura); essa vibração favorece as trocas metabólicas entre essas células, aumentando a permeabilidade da membrana plasmática.
Efeito térmico – o aumento de temperatura favorece a extensibilidade do tecido (fibras de colágeno), ou seja, permite o remodelamento da região tratada, também podemos destacar a neovascularização com conseqüente aumento da circulação.
Subcisão:A subcisão é um tratamento bastante eficaz para a celulite de grau IV, ou seja, quando a pele já apresenta depressões bastante profundas. Este procedimento é feito sob anestesia local, onde se utiliza uma agulha “bisturizada” para romper os septos fibrosos situados abaixo da pele. Estes septos são os causadores dos “buracos” que acometem a pele neste grau da celulite, exercendo tração sobre a pele.
Quando a pele é liberada por esse procedimento, ocorre a elevação do tecido e a celulite dá lugar para um hematoma — que faz parte do processo — , de modo que, após 30 dias, esse “roxo” dará origem a um novo tecido conjuntivo, substituindo o espaço que sofria depressão.

Powershape Plataforma que trabalha com ultrassom cavitacional, radiofrequência multipolar, LED e sistema pneumático de endermologia. Por meio de um aplicador corporal, Power Shape libera energia térmica, que penetra no tecido subcutâneo, atingindo a derme profunda. Um sistema pneumático patenteado promove drenagem linfática vigorosa, ao mesmo tempo em que entra em cena a ação da radiofrequência, que aquece e aumenta a temperatura no interior das células adipócitas, alterando a permeabilidade da membrana e drenando a gordura que está no seu interior (que é eliminada pelo próprio organismo). Para otimizar todo o processo, a luz de LED realiza a renovação celular. O equipamento trata celulite de graus I a III.


 Ondas acústicas: utilizadas na medicina desde 1980 para a quebra de cálculos renais, e desde 1990 para o tratamento de distúrbios em tendões e músculos, há 14 anos foi comprovada a melhora da aparência e elasticidade da pele. Associado a outras tecnologias já conhecidas como a criolipólise e a radiofrequência, potencializa os tratamentos e proporciona resultados eficazes de forma não invasiva. As ondas acústicas agem diretamente no tecido da pele  estimulando as células a produzirem elastina e colágeno. Elas atuam compactando os ácidos graxos e reorganizando os tecidos diminuindo também a celulite.
Dicas:
  • Crie uma rotina de cuidados com o corpo. 'Investir em alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são as principais armas para evitar que a celulite se instale ou se agrave'
  • Administre o estresse.
  • Controle as taxas hormonais com exames clínicos regulares e trate as alterações com acompanhamento médico.
  • Siga uma dieta com um mínimo de substâncias tóxicas (corantes e conservantes), que retenham líquidos (sal) ou que contribuam para o acúmulo de gordura (açúcares, produtos feitos com farinha branca). Inclua no cardápio alimentos que favoreçam os processos de eliminação (frutas, grãos e cereais integrais, fontes de fibras).
  • O bom funcionamento dos rins na eliminação das toxinas depende da circulação da água.
  • As células funcionam como uma fábrica que produz os elementos necessários para o corpo. Esse trabalho gera resíduos que precisam ser retirados constantemente do nosso sangue. Por isso, é fundamental consumir cerca de 2 litros de água por dia.
  • Aumente o consumo de frutas e legumes com bastante água. Eles ajudam na hidratação e desintoxicação do organismo: o abacaxi, melancia, frutas cítricas, pepino e salsinha. Prepare um suco com esses ingredientes!
  • Consuma chá: A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.
  • Mantenha uma rotina de exercícios físicos.
Lembre-se, para que haja um bom resultado, é importante que se tenha disciplina no tratamento e hábitos de vida saudáveis.